Coleção "Portraits" - Felipe

“Vou colecionar mais um soneto
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração”

Chico Buarque

Ainda em crescente ampliação, a coleção “Portraits” é composta por retratos de pessoas, a principio família e amigos, mas não obrigatoriamente, falta-me um pouco de coragem para fotografar desconhecidos, espero obter essa audácia em breve. Algumas vezes essas pessoas foram avisadas e outras vezes não.  Algumas vezes elas resolveram posar para o retrato, outras vezes não. São pessoas em situações comuns, em confraternizações ou mesmo em sua rotina de trabalho.  Não há nada de especial nas fotos, são apenas retratos. As mais antigas não foram tiradas com o próposito de vir para essa coleção, algumas são dos dias em que deixei o ISO em 3.200 para todas as fotos, gerando uma granulação que quando convertida em preto e branco até que dá um charme especial. As mais novas já vem com segundas intenções, menos autênticas, talvez…enfim, depende do contexto. A maioria eu cliquei, algumas outras foram minha esposa e outras amigos e até empresas especializadas em fotografia (Afinal…se não fosse assim, como eu iria sair nas fotos?).

Um tratamento comum foi dado para todas as fotos…

 No Photoshop CS5

– Conversão para Preto e Branco com modo TINT ligado e selecionando um “marronzinho” meio amarelado para dar o aspecto de sépia ou foto antiga. Ajuste de cores individualmente, procurando realçar detalhes nas fotos.

– Diminuição discreta do VIBRANCE

– Ajuste de LEVELS geralmente intensificando os pretos e ajuste de meio-tons, raramente fuçando nos Highlights.

ÁLBUM PORTRAITS – No Facebook

Não esqueçam de checar novamente o link acima em breve pois novas inclusões serão feitas! Quem sabe o seu retrato?

“É mais fácil amar o retrato. Eu já disse que o que se ama é a ‘cena’. ‘Cena’ é um quadro belo e comovente que existe na alma antes de qualquer experiência amorosa. A busca amorosa é a busca da pessoa que, se achada, irá completar a cena. Antes de te conhecer eu já te amava…. E então, inesperadamente, nos encontramos com rosto que já conhecíamos antes de o conhecer. E somos então possuídos pela certeza absoluta de haver encontrado o que procurávamos. A cena está completa. Estamos apaixonados”

Rubem Alves

