Filmando com máquinas fotográficas Digitais

Primeiro vamos a definição:

– O que é uma Máquina DSLR? 

R: DSLR significa Digital Single Lens Reflex ou uma câmera reflex monobjetiva digital é uma câmera que usa um sistema mecânico de espelhos para direcionar a luz da lente para um visor ótico na parte traseira da câmera. Elas são preferidas pelos fotógrafos profissionais pois permitem uma pré-visualização precisa de enquadramento próximo do momento de exposição e por permitirem ao usuário escolher uma variedade de lentes objetivas intercambiáveis.  Muitos  também preferem DSLRs por seus sensores maiores em comparação com a maioria das digitais compactas. Essas câmeras possuem sensores que geralmente são de tamanho mais próximo dos tradicionais formatos de rolo de  filme. O termo DSLR geralmente se refere a câmeras que se assemelham às cameras de formato 35 mm, apesar de algumas câmeras de formato médio serem tecnicamente DSLRs.

Dicas para Filmar com uma DSLR

Algumas dicas importantes para os que pretendem em algum momento utilizar sua Máquina DSLR para fazer vídeo, não sei se vou “chover no molhado”, mas foram coisas que descobri sofrendo um pouco:

1) O Sensor das DSLRs (no meu caso uma Canon) esquenta muito durante filmagens de vídeo. Para prevenir danos com excesso de temperatura, a máquina mesmo interrompe a filmagem quando a temperatura começa a subir, o que ocorre com frequência a partir de 7 ou 8 minutos de filmagem contínua ou simplesmente com o modo LIVE VIEW ligado. A solução é desligar a máquina nos intervalos quando “a produção” (nesse caso geralmente eu e outro amigo..ehehehe) prepara o próximo plano para ser filmado. Esse problema não gera dor de cabeça na filmagem de curta metragens ou vídeos com takes curtos, mas é um pé no saco na filmagem de entrevistas por exemplo. Com frequência é preciso solicitar ao entrevistado que procure fazer blocos de 5 min seguidos de pausa para a camera “descansar”.

Nessa entrevista abaixo, de quase quarenta minutos, tivemos que utilizar essa tática dos cinco minutos e “respira”. Isso é especialmente PIOR em situações de baixa luminosidade como a dessa entrevista. Parece-me que a máquinha esquenta mais em situações de iluminação precária. Talvez por causa do ISO maior…suponho…

2) Filmagens consomem bateria e cartões de memória de maneira absurda. Portanto, baterias extras e preferencialmente Battery Grips (opcional que permite que se usem 2 ou mais baterias ao mesmo tempo) são recomendáveis. Quanto aos cartões, 1 minuto de FullHD consome aproximadamente 300MB de Cartão de memória. Ou seja 1 GB de cartão cabem apenas 3 minutos e meio de filmagem em FullHD. Cartões de 16GB cabem aprox. 45min de vídeo, o que é relativamente pouco dependendo de que tipo de trabalho você irá filmar. Portanto, muna-se de baterias e cartões de “alta capacidade” e principalmente velocidade (leia o item 3).

3)  Tem um detalhe que acho que pouca gente sabe em relação aos cartões de memória SD. Esses que vendem popularmente nas lojas de informática não servem para filmagem. Eles são “muito lentos”, tem uma especificação no cartãozinho que indica a classe do cartão. As DSLR solicitam cartões de classe 6 ou mais para fazer filmagem. Os que vendem aqui na cidade são classe 4. NOS ÚLTIMOS 5 MESES não encontrei aque em MANAUS cartões com classe maior que 4 para vender. Sempre me dizem que tinha antes e que vai chegar, mas nunca chega. Tive que encomendar o cartão pela internet. Um de 16GB classe 10 custa entre 120 a 150 reais, dependendo da loja onde vc encomenda. Cartões classe 4 funcionam sem problemas para fotografias…mas filmam no máximo 5 segundos de vídeo Full HD, depois disso a maquina simplesmente para de funcionar.

4) O microfone embutido das CANONS chega realmente a impressionar frente aos das outras máquinas, mas ainda assim é um Omnidirecional que capta tudo que gere ruído em volta, portanto, nem sempre é adequado para produções de cinema. Mas existe entrada para microfone externo. E essa gravação sempre pode ser feita de maneira independente. Dá um pouquinho de trabalho para sincronizar depois, mas no geral vale a pena. No meu caso optei por um gravador Zoom H2, é um aparelho que tem sido muito usado neste tipo de filmagem, com custo relativamente acessível, seu modelo mais novo Zoom H4 costuma ser melhor ainda. Mas o H2 tem atendido aos meus propósitos de maneira fantástica.

Por enquanto é isso! Espero que sirva para alguém. Qualquer coisa é só perguntar! Abraços

Anúncios